Search
Close this search box.

Tráfego pago e orgânico — qual a diferença?

Tráfego pago e orgânico — qual a diferença?
Tráfego pago e orgânico — qual a diferença? - Pixabay

Navegue pelo conteúdo

No marketing digital, existem dois grandes conceitos que regem as demais ações realizadas por empresas para conquistar novos clientes e conversões. São eles o tráfego pago e orgânico. 

Conhecer mais sobre eles e entender sua importância é primordial para o sucesso do seu negócio. Então, vamos juntos descobrir esse universo?

O que é tráfego pago?

Tráfego pago refere-se ao processo de atrair visitantes para um site ou uma página online por meio de anúncios pagos, em vez de depender exclusivamente de tráfego orgânico. Esse tipo de tráfego pode ser obtido mediante várias plataformas e formatos de anúncios, como Google Ads, Meta Ads, YouTube Ads, entre outros.

Desta forma, o tráfego pago é geralmente usado como uma estratégia para aumentar rapidamente o número de visitantes em um site, seja para vendas, captação de leads ou aumento de visibilidade. É uma prática comum especialmente em campanhas que buscam resultados imediatos.

Importante destacar que contratar uma agência de tráfego pago é essencial para os resultados obtidos serem maximizados.

O que é tráfego orgânico?

Em contrapartida, o tráfego orgânico está relacionado as táticas de marketing que não dependem de transações financeiras para acontecer, sendo a principal delas o SEO, que visam melhorar a posição do seu site nos resultados de busca.

Além do SEO, temos estratégias como as redes sociais e o acesso direto, que é quando as pessoas digitam diretamente o endereço do seu site no navegador, seja porque já conhecem a marca ou porque foram impactadas por outras formas de marketing, como o boca a boca.

O tráfego orgânico é considerado valioso porque tende a ser mais sustentável a longo prazo e reflete um nível de confiança e relevância do conteúdo ou da marca. 

Como integrar as duas estratégias?

Para integrar tráfego pago e orgânico de forma eficaz, comece usando campanhas pagas para testar palavras-chave e, com base nos resultados, otimize seu SEO. Você também pode aumentar a visibilidade de conteúdo orgânico promovendo posts populares mediante anúncios. 

Além disso, utilize o tráfego pago para capturar leads rapidamente, engajando-os posteriormente com estratégias orgânicas, como e-mail marketing. Reforce a presença da sua marca com anúncios pagos, enquanto constrói autoridade e confiança por meio de SEO e conteúdo orgânico. 

Compartilhe

Deixe seu comentário