A resposta para essa pergunta pode até parecer fácil, mas diante de tantas possibilidades, pode ser confuso escolher o caminho certo para sua marca quando se trata de anunciar um produto ou serviço digitalmente.
O público presente nesse espaço é extremamente diverso e saber onde ele está, como se comporta e quem mais se identifica com o que você vende é um dos primeiros passos.
Por isso, vamos abordar neste blog as principais plataformas de tráfego pago, como identificar o público alvo correto para suas campanhas e o que isso tem haver com a escolha de onde e como anunciar.
Principais plataformas de tráfego pago
O marketing digital surge como um alento para empresas que buscam aumentar seu faturamento de forma exponencial e saudável. É a partir desse objetivo que as metodologias de performance foram criadas.
Em primeiro lugar, temos o Google Ads. O mais conhecido e utilizado pelas empresas, afinal, estar no Google é estar onde a grande maioria das pessoas busca informações diariamente. Depois, seguimos para as redes sociais. Meta Ads (Facebook e Instagram), Twitter Ads, Pinterest Ads e por aí vai… as possibilidades são infinitas!
Além disso, é importante explorar alternativas em ascensão no presente momento. Uma das alternativas, principalmente para o segmento B2B, é o LinkedIn Ads. Essa plataforma oferece uma segmentação muito precisa com base em informações profissionais, como salário, cargo, entre outras.
Outra estratégia, a depender do seu nicho, é explorar o YouTube Ads. Com bilhões de usuários ativos mensalmente, criar conteúdo visualmente atraente e relevante pode aumentar significativamente o engajamento do público. Desta forma, a capacidade de segmentar anúncios com base nos interesses e comportamentos de visualização dos usuários faz do YouTube Ads uma ferramenta poderosa para atingir públicos específicos.
O primeiro passo é definir o público-alvo
Quem conhece ao menos um pouco sobre o tráfego pago, sabe que a segmentação utilizada nas campanhas faz toda a diferença na hora de mensurar os resultados. Se sua empresa tem como público-alvo um perfil X e as campanhas atingem um perfil Y, ela com certeza não irá performar como o esperado.
Entender quem atinge e porque atingir essas pessoas é essencial para que os leads sejam convertidos. Quando uma pessoa pesquisa por um produto ou serviço, ser atingido na hora certa ajuda e muito na decisão de compra.
Por isso, não dá para dizer aqui qual plataforma deve ser o seu foco. Antes de qualquer coisa é necessário realizar pesquisas de mercado e análises para ajudar na tomada de decisão e assim os resultados se tornarão efetivos. Com a metodologia certa, e passos bem definidos, fica fácil gerar cada vez mais leads e conversões e consequentemente aumentar o seu lucro!
Traçar a jornada do cliente é primordial
Mapear as diferentes etapas que um cliente percorre, desde o primeiro contato até a conversão, ajuda a adaptar estratégias específicas para cada fase. Para isso, utilizar ferramentas analíticas, como o Google Analytics, permite avaliar o desempenho das campanhas em tempo real, identificando pontos fortes e áreas de melhoria.
Além disso, manter-se atualizado sobre as tendências do mercado e as mudanças nas políticas de publicidade das plataformas é importante para não haver bloqueios constantes em sua conta de anúncios. Contar com profissionais confiáveis, nesse caso, pode ser a solução para não haver surpresas no futuro.